A história do Arraial d’Ajuda

A fundação do Arraial d’Ajuda é ligada diretamente com a chegada da Imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, trazida no ano de 1549 pelos jesuítas portugueses. Os religiosos chegaram para estas terras em três naus: Conceição, Salvador e Ajuda, que posteriormente viriam a ser nomes de cidades e suas primeiras igrejas. Sobre as origens do Santuário chamado Arraial d’Ajuda em 1722, o Frei Agostinho de S. Maria, no seu livro “Santuário Mariano…” anotou: (…) esta ermida começou de paus, ramos, era coberta de folhas de palma como são feitas muitas casas na América. E logo, o Pe. Manoel da Nóbrega colocou no altar a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda a realizar infinitos milagres e maravilhas, que ainda até o presente continuam.A construção da ermida, que abrigava a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, começou nos primeiros meses do ano de 1550. Como era de costume na época, as ermidas foram bastante primitivas com a abertura de palha. Cada uma dessas ermidas tinha um altar de saudação a Nossa Senhora com seu rebátulo ou imagem móvel, que se podia retirar com facilidade.A construção definitiva, “a moderna de pedra e cal” foi executada em 1772 pelo ouvidor José Machado Monteiro. Desde seus inícios a igreja passou por diversas reformas. Entre elas, a mais significativa aconteceu em 1999/2000, realizada pelo Ministério da Cultura e IPHAN. Em 2006 após as chuvas foram feitos reforços da ladeira e construída também a nova escadaria.Atrás da Igreja existe uma fonte de água pura, considerada pelos nativos e romeiros como água milagrosa. Em Arraial d’Ajuda existe a secular tradição de romarias. A pé ou à cavalo, antigamente, famílias inteiras faziam suas peregrinações, principalmente no período da festa da Padroeira, que acontece no dia 15 de agosto. Os romeiros acampavam os seus animais em baixo da ladeira e no Arraial ficavam sempre alguns dias para acompanhar as atividades religiosas do Santuário; rezavam o terço, cantavam benditos, participavam da Missa e também restauravam as forças para o caminho de volta. Atualmente, são poucas as romarias que vem a pé para Arraial. A maioria vem de ônibus e fica hospedada em pousadas.A ação evangelizadora do Santuário pretende fazer bom acolhimento: lugar do anúncio da palavra de Deus, missão permanente dos moradores e visitantes, como também profunda vida sacramental, a partir da Eucaristia e da importância da vivência comunitária. O Santuário recebe, durante o ano inteiro, muitos romeiros, peregrinos e turistas. Sem dúvida alguma, é um lugar onde a tradição e a fé se encontram. O próprio ambiente da Igreja leva as pessoas para oração e reflexão.

Passeios

Recife de fora

Incrível passeio de escuna para banho e mergulho (snorkel) no interior de uma piscina natural repleta de peixinhos, moluscos e algas, em um exuberante parque marinho no meio do oceano, a apenas uma hora de navegação.O Parque Marinho do Recife de Fora está situado a 05 milhas náuticas da costa de Porto Seguro e possui uma área total de 17,5 km², dos quais, apenas três por cento são utilizados para a visitação e o restante como área de preservação.As saídas para esse passeio só acontecem nas semanas de luas cheia e nova e no horário da maré baixa, quando os recifes ficam descobertos, formando piscinas naturais.

Parapente

O vôo de parapente em Pitinga é sensacional, os pilotos Locais são pessoas muito receptivas e dão todas as dicas necessárias a um voo seguro, os instrutores e pilotos de duplo locais estão sempre muito solicitos e dominam uma boa técnica de vôo em falésia, o que torna o voo agradável e seguro para todos.

Passeio Fluvial

Principal rio que atravessa o município, o Rio Buranhém separa Porto Seguro de Arraial d’Ajuda. Partir do atracadouro de Porto ou de Arraial e seguir pelo leito do rio é um passeio imperdível pra quem aprecia belas paisagens em meio à natureza, com uma vasta variedade de ecossistemas e ilhas fluviais. O Rio dos Frades se abre em meio a um vale (de mesmo nome), construindo uma imagem de rara beleza na paisagem litorânea. Na Casa da Lenha, em Porto Seguro, é possível contratar um passeio fluvial com barqueiros. Aproveite também o melhor de Cabrália navegando com tranqüilidade em escuna ou chalana pela foz do Rio João de Tiba.

Quadriciclo

Passeio de quadricilos onde são realizadas trilhas pela mata, por terrenos variados. São 25km de trilha, dentro da mata, ida e volta até a Praia de Taípe, um cenário especial no Litoral sul. O relevo acidentado, formado por grandes grotões, oferece condições variadas de terreno, próprias para um aprendizado completo, sem abrir mão da aventura. Remanescentes de Mata atlântica e vegetação de restinga compõe o pano de fundo de nossa experiência off-road. Essa é a chance de conhecer um lado de Arraial que quase ninguém vê, em contato com a natureza.

Atrações

Parque aquático

Com equipamentos fornecidos pela mesma empresa fabricante dos brinquedos da Disney, o Arraial D’Ajuda Eco Parque é um local perfeito para quem quer combinar uma tarde de sol com aventuras e diversão. Possuí piscinas de ondas, playground aquátio, protube, mini river, rio lento, toboágua gigante, kamicase, twister boby fiume…Horário de Funcionamento: 10h às 17h – Estrada do Arraial d’Ajuda, km 4,5.Maiores informações: www.arraialecoparque.com.br

Uiki Parracho

Nada mais contemporâneo do que unir novos conceitos ao tradicional e charmoso vilarejo de Arraial d´Ajuda. Uma nova concepção da música, do esporte, do entretenimento e da gastronomia criou um surpreendente cenário, Uíki Parracho.Para os amantes da culinária, uma vila gastronômica, um espaço que evidencia o que há de melhor na gastronomia brasileira. Para os amantes da música, baladas requintadas num ambiente que une música conceitual à natureza. Já para os amantes dos esportes náuticos, um paraíso com natureza incomparável que atrai pessoas de todo o mundo para treinar e competir.Uíki, cenários esmerados, esportes náuticos, música conceitual, ambientes rústicos e aconchegantes. Tudo isso para encantar o mais exigente dos públicos.Maiores informações: www.uikiparracho.com.br

Ilha dos Aquários

A Ilha dos Aquários situada entre Porto Seguro e Arraial d`Ajuda. Uma fantástica área verde e composta por vegetação nativa, exótica (manguezal e restinga). Palmeiras, coqueiros e bromélias, valorizados por uma iluminação cênica. Entre trilhas e labirintos, oferecemos ao visitante, uma experiência com atmosfera de mistério e magia.Hoje considerada como centro de lazer e entretenimento, um maior contato com a natureza, boa música, acesso à gastronomia local e atividades ecológicas: Museu do mar, teatro, grandes aquários e muito mais…Um lugar curioso e divertido com atrações para toda a família.Natureza, entretenimento, os mais diversos ritmos em vários ambientes, restaurantes e bares.Imagine entrar num barco, cruzar o Rio Buranhém e aportar numa ilha com tubarões, arraias e peixes exóticos. Ainda poder dançar, assistir shows ao vivo e comer em bons restaurantes. Tudo isso é a Ilha dos Aquários… O mais completo pólo de lazer de Porto Seguro.Maiores informações: www.ilhadosaquarios.com.br